8 Curiosidades da Banana que Provavelmente você não Sabia

A banana tem características e especificidades chamativas e tenho certeza que algumas irão te surpreender. Uma das frutas mais acessíveis que temos no Brasil. Todavia, sendo atrativa não somente me história mas em saúde também. Mais de 300 espécies, diversas cores e muitos outros benefícios. Confira agora 8 curiosidades sobre a banana!

1 – O Terceiro Maior Exportador do Mundo

Primordialmente trazida da Ásia, a banana é uma das frutas mais exportadas do mundo. O Brasil produz cerca de 7 milhões de toneladas de bananas por ano. Além disso, é o quarto maior país exportador do mundo, perdendo apenas para a Índia, Equador e Indonésia.

2 – Não tinha no Brasil 

Mesmo sendo um dos países que mais produz, a banana não nasceu aqui, ela foi trazida pra cá. Sobretudo, a fruta foi descoberta em 327 a.C. na Índia e foi levada para a Europa. Nesse sentido, por meio dos espanhóis e portugueses, a fruta chegou às américas e devido ao ótimo clima começou a ser cultivada por todo o continente.

3 – Energia/ Força 

Primeiramente a banana é capaz de aumentar nossa energia. Segundo um estudo realizado, 2 unidades de bananas geram energia para 90 minutos de um treinamento intenso. Assim como, uma boa referência é analisar os macacos, são fortes, velozes e tem uma boa resistência e sua principal fonte de alimento é a banana.

4 – Felicidade

Devido a algumas substâncias químicas como potássio, vitamina C e vitamina B6 por exemplo, que são elementos que contém na banana, ela pode estimular uma pessoa a se sentir mais alegre e disposta em sua rotina.

5 – Composição

Por mais que seja uma fruta rica em fibras, a sua composição é baseada em 75% água. Igualmente, Instigando a hidratação de nosso corpo quando consumida, ajudando a manter nosso corpo hidratado e saudável.

6 – 300 espécies 

Em todo o mundo, existem 300 espécies de bananas. Em contrapartida, no Brasil apenas 5 são as mais conhecidas: banana-nanica, banana-prata, banana-da-terra, banana-ouro, banana-maçã. Porém existem várias espécies com diferentes formatos, sabores e funções.

7 – Segunda Fruta Mais Consumida do Mundo

Perdendo apenas para a Laranja, a banana é a segunda fruta mais vendida do mundo. Bem como, é consumida em diversos pratos salgados e doces e também utilizada como petiscos e refeições rápidas. E também é muito benéfica a saúde, fazendo assim com que sua rapidez em preparo e sabor, sejam desejados em todo o mundo.

8 – Cores das Bananas

Geralmente são verdes e amarelas certo? Errado. Existem algumas espécies  que são vermelhas, originárias do Caribe, com um sabor mais adocicado e mais cremosa que a banana que conhecemos. Outras são azuis, originárias no Havaí e na Ásia e o tem um sabor próximo a baunilha. 

Enfim…

Com todas as peculiaridades, percebemos que a banana é uma das frutas que compõe a história do nosso Brasil. Nosso país é incrivelmente rico em gerar recursos, excepcionalmente quando se trata de frutas e agropecuária. Temos um solo fértil, um clima agradável e ótimas pessoas cuidando destes detalhes que fazem com que o Brasil continue se destacando em meio a tantos países no mundo.

Veja Mais

Pratos Típicos do Japão Consumidos no País

Curiosidades Incríveis do Café

Dicas Para Limpar Melhor sua Casa

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.