Primordialmente a calopsita é uma das aves mais lindas, tão lindas que até parecem estar maquiadas com blush, mas é totalmente natural. As calopsitas são aves sociáveis e muito carinhosas com seus donos, porém existem comportamentos e cuidados peculiares para as mesmas. Por isso fique por dentro de alguns destes pontos agora!
1 – Não são Originais do Brasil
Parentes dos psitacídeos, como cacatuas, as calopsitas são consideradas da família dos pássaros de “bico torto” que são naturais da Austrália. Por se tratar de uma ave australiana, os primeiros relatos desta na Europa foi por meados de 1894, chegando no Brasil apenas em 1970.
2 – Bocejar
Uma ave que boceja? Isso mesmo, as calopsitas é uma das poucas aves que bocejam. Sobretudo é justamente quando elas estão com sono ou cansadas, sendo um animal que necessita de um bom sono.

3 – Comunicação
O jeito mais comum de uma calopsita se comunicar é através da sua crista, ou popularmente chamado de topete.
Se elas estão mais ariscas ou assustadas, tendem a ficar com a crista levantada, todavia se a crista está abaixada significa que estão calmas e relaxadas. Juntamente com isso, os gritos e cantos da calopsita também tendem a ser quando ela está animada ou pedindo algo.
4 – Monogâmicas
Estas aves vivem em bandos, porém quando se trata de acasalamento, elas escolhem um parceiro/ parceira pelo resto da vida. São consideradas monogâmicas por este fato, e são fiéis ao seu parceiro/ parceira até o fim de suas vidas.

5 – Ovos
Após a fecundação, as calopsitas podem botar de 4 á 7 ovos, mas apesar da quantidade, isso não significa que todos irão de fato chocar. Contudo, dentre 17 a 25 dias é o tempo natural para os filhotinhos chocar. Neste período as aves tendem a ficar mais exasperadas devido ao instinto natural de proteção.
6 – Período Noturno
Estas aves são assustadas por natureza, e no período noturno ainda mais, então fique atento a qualquer barulho próximo a gaiola e também qualquer outro animal ou inseto que possa assustar a ave. Até mesmo luzes piscando ou sombras podem deixá-las assustadas.
7 – É Necessário Amansar
O ideal é amansar estas aves quando estão no período da juventude, que se passa dentre 10 meses e 1 ano. Após este período o comportamento da calopsita pode ser bem difícil de lidar, e não conseguindo ensiná-la aquilo que você gostaria.
8 – Vivência
Em uma estimativa geral, estas aves vivem por cerca de 10 a 20 anos em ambientes domésticos, todavia na natureza elas podem viver até 30 anos e isso ocorre principalmente, por meio da alimentação da mesma.

Encerrando…
A calopsita é uma ave amável que nos encanta com os seus sons, sua inteligência, sua beleza e seus costumes. Pode nos amar tanto quanto outro pet, e declara esse amor nos replicando em sons e alguns casos até fala. Por isso aprenda cada vez mais sobre o seu, pesquise, alimente melhor, cuide, pois estes pequeninos necessitam disso e com certeza retribuirão com algo muito maior do que cantos, com amor sem igual.
Veja Mais Conteúdos
Dicas Para Cuidar Melhor do seu Cachorro
Curiosidades Incríveis da Austrália que Você não Sabia