8 Curiosidades Sobre o Café

Primeiramente é uma das bebidas mais famosas de todo o mundo. O café tem uma história rica em curiosidades, nesse sentido falar apenas 8 é uma missão difícil. Confira aqui irá algumas curiosidades que talvez você não saiba!

Café e a História

Todos os dias, no mundo todo, são consumidas cerca de 2 bilhões de xícaras de café por dia. Do mesmo modo é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Todavia a sua história advém de traços curiosos e culturais, de vários continentes, que fizeram esta bebida ser mundialmente conhecida.

Veja algumas destas Curiosidades

1 – Farinha de Café

Farinha de café para receitas diversas

Sobretudo por ser muito consumido, o café tem sido constantemente estudado para ser aproveitado de outra forma, além da bebida. Nesse meio tempo os grãos que não são aproveitados, ou descartados, são utilizados para a produção de uma farinha, rica em antioxidantes. Esta farinha pode ser utilizada em receitas para produção de chocolates e bolos.

 2 – Café é uma Cereja

Cereja de café

A princípio na verdade as sementes que são torradas estão dentro de um grão ou de uma cereja. Ou seja , todos aqueles grãozinhos que são preparados, são sementes de um grão conhecido como cereja ou simplesmente cereja de café. 

3 – Os 2 tipos de Grãos

Dois tipos de grãos

Primordialmente existem dois tipos de grãos de café na África. Um se localiza na Etiópia e é caracterizado por ser mais suave, aromático e refinado. Além disso é conhecido como Arábica, este representa 70% do consumo mundial.

Conhecido como Robusta, um outro tipo de café que é encontrado na África, Brasil, Vietnã e Indonésia. Assim, este é caracterizado por ser um pouco mais amargo e conter o dobro de cafeína.

Veja mais sobre estes 2 tipos aqui: https://blog.grancoffee.com.br

4 – Vinho e Café

qahwa era conhecido como vinho, e a origem da palavra café

Logo após quando surgiu o café, na Arábia, ele era chamado de “qahwa” que significa vinho. No século XIV quando chegou na Europa, seu nome começou a sofrer alterações, até chegar no “café” como é conhecido hoje.

5 – Café Refinado de Fezes

Cevita

Sim! É Real e mais caro. Em suma é conhecido como “Kopi Luwak”, este café é considerado o mais exótico e mais caro do mundo. Esclarecendo, ele é extraído junto às fezes de um animal chamado Civeta, um pequeno mamífero que vive na Indonésia. Basicamente a civeta come os as cerejas de café, por fim o mesmo passar pelo seu processo digestivo, os grãos são excretados com enzimas que o deixam com um  sabor característico: uma mistura de chocolate com suco de uva, com menos acidez e amargor. 

O Kopi Luwak tem vendas em média por US $500,00 Dólares.

6 – Café Forte e Cafeína 

Cafeína

Quando você toma um café forte e amargo, automaticamente pensa que inseriu uma boa quantidade de cafeína, certo? Errado. É ao contrário.

O porquê é encontrado na torra do grão. Conforme este tempo de processamento, quando os grãos verdes são expostos a altas temperaturas, cria potências de sabor que ressaltam ou amenizam peculiaridades como amargor, doçura, acidez e aroma. Assim quanto mais os grãos ficarem expostos a estas temperaturas, mais são eliminados os óleos essenciais que contém a cafeína, quanto mais suave for a torra, mais cafeína conterá.

7 – Brasil, o Maior Exportador de Café

Curiosidade Café do Brasil

Em 1840, os portugueses trouxeram o café para o Brasil. Em seguida, com o tempo foi descoberto que o clima do Brasil é perfeito para o cultivo. Nesse meio tempo o Brasil se tornou o maior exportador de café do mundo e continua ainda hoje.

8 – Olimpíadas do café 

Herói das olimpíadas

Graças ao café, o Brasil conseguiu participar das olimpíadas de 1932, em Los Angeles, EUA. No ano em questão, o mundo passava por uma crise. No Brasil não era diferente, e para fazer uma viagem para os Estados Unidos era algo custoso, fora a questão de estadia, que no ano não era algo possível para o país.

O governo embarcou os 82 atletas em um navio, e junto deles 55 mil sacas de café. Com isso, foi possível cobrir os gastos, em cada porto que o navio parava, os atletas vendiam as sacas de café. Com isso conseguiram cobrir os gastos e participaram das olimpíadas.

Pois é, dentre tantas coisas o café tem muita história e muitas curiosidades e é isso que faz dele uma bebida tão agraciada em todo mundo. Depois desse conteúdo vale a pena tomar uma xícara de café, não é?

Então compartilhe esse café e esse conteúdo com alguém que você lembra no mesmo instante que é citado “café” e nos ajude a expandir cada vez mais informação de valor.

Veja Mais

Comidas Típicas do Japão

Plantas Decorativas que Embelezam qualquer Ambiente

Os Lugares Mais Lindos da Noruega

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.